Blog

Regresso às Aulas: como Mobilar um Escritório para Estudar

Escritórios com Duas Secretárias de Estudo

Já está a pensar no regresso às aulas dos mais pequenos? Um novo ano letivo está a aproximar-se e queremos relembrá-lo do quão importante é os mais novos terem um espaço devidamente equipado para realizarem as suas tarefas com sucesso. Tem tudo o que precisa para criar um escritório para os seus filhos estudarem? Caso a resposta seja não, este guia chegou em seu auxílio.

A Escolha do Espaço

Temos um local para fazer as refeições – a Sala de Jantar – e um espaço para dormir – o Quarto. E para os estudos e tarefas escolares? O local escolhido para este fim deve ser sossegado, silencioso e onde a criança/jovem possa ficar sozinha enquanto faz os trabalhos de casa ou se prepara para os testes. Se pode dispor de uma divisão inteira para fazer um escritório, perfeito. Porém, se isso não é possível, temos outras opções que podem ser uma ótima solução. Um cantinho no quarto da criança/jovem pode funcionar de igual forma. Em último caso, pode também reservar parte da Sala de Estar. Seja como for, deve ter em conta que disponibilizar à criança/jovem um espaço apenas para efeitos de estudo vai ajudar a aumentar a sua concentração e rendimento escolar.

Dica

Se optar pela Sala de Estar para criar a área de estudos, uma boa maneira de fazer a divisão do espaço é colocando a meio uma peça como a nossa Estante Grande Zenit: além de servir como separador, irá também ser ótima para a organização e arrumação de materiais. A criança/jovem poderá usar as prateleiras inferiores, mais acessíveis, para colocar livros, cadernos e semelhantes, enquanto as prateleiras superiores podem ser ornamentadas com objetos decorativos.

Em espaços não designados unicamente para os estudos, sobretudo na Sala de Estar, a família deve ter o cuidado de não usar a divisão ao mesmo tempo que a criança faz as suas tarefas. A televisão deve também estar sempre desligada para não causar desconcentração. Já no quarto, o posicionamento do mobiliário deve deixar bem definido qual o espaço de estudo e o espaço de brincar/descanso.

Dica

Se não tiver outra possibilidade que não a de criar o ambiente de estudos num espaço comum, ofereça à criança/jovem auscultadores que abafem o som para ajudar a isolá-la de qualquer ruído exterior.

Evite espaços como a cozinha ou a mesa de jantar, tanto pelas distrações como pelo desconforto, já que o local escolhido não deve ser muito movimentado ou barulhento.

Dica

Verifique se o espaço escolhido, especialmente se for um canto dentro de uma divisão, tem tomadas por perto para ligar, por exemplo, computadores e candeeiros.

Conforto e Funcionalidade são as palavras de ordem

Apesar de os pontos mencionados acima serem muito importantes, a estética também não deve ser esquecida. É importante que a criança/jovem se sinta bem com a decoração do espaço, caso contrário pode ficar desmotivada. Apesar de ser um local onde a criança/jovem deve estar concentrada e atenta, a decoração não precisa de ser rígida. Pode escolher peças com cores que a criança/jovem goste.

Além do mobiliário, ponto que iremos abordar mais a fundo neste guia, deve também ter em atenção a iluminação. Sempre que possível deve priorizar a luz natural. Mas, quando não é possível, por exemplo quando a criança/jovem tem de estudar à noite, deve apoiar-se de um pequeno candeeiro de mesa, com luz branca, que pode colocar na secretária ou, no caso do canto de estudos ser no quarto, pode mesmo fazer uso de uma Mesa de Cabeceira. Seja como for, é importante que esta luz artificial não seja demasiado forte para não causar dores de cabeça ou dificuldades visuais; também não deve ser demasiado fraca para não causar sonolência.

Dica

Caso o espaço de estudos seja no quarto, garanta que a criança/jovem faz a cama antes de iniciar as suas tarefas escolares, caso contrário pode surgir a tentação de se deitar nela. Verifique se é possível colocar a secretária de forma que a criança/jovem possa ficar de costas para a cama.

E tão importante quanto a iluminação é a temperatura, pois um local muito quente ou muito frio vai certamente interferir com a concentração da criança/jovem.

Móveis Essenciais

Estética e funcionalidade devem andar de mãos dadas. Há certas “regras” de ergonomia que devem ser cumpridas para que a criança/jovem não sofra lesões nas costas ou outras partes do corpo. A escolha de peças desconfortáveis vai também diminuir a sua concentração, fazendo com que não cumpra as suas tarefas no tempo devido.

Secretária

A secretária é uma das peças chaves para um espaço de estudos e deve garantir que tem todo o espaço necessário para as tarefas a serem desenvolvidas. A nossa Secretária New XLUX é um bom exemplo de funcionalidade e versatilidade. O seu tampo é espaçoso o suficiente para colocar livros e cadernos, enquanto as gavetas podem ser usadas para guardar materiais como caixas de lápis de cor, tesoura, cola, régua entre outros comummente necessários. As medidas desta peça (1300 mm x 500 mm x 800 mm) são as ideais, segundo especialistas, para uma criança/jovem em idade escolar. É importante que tenha todos os materiais de que necessita perto de si para não sobrar espaço para distrações.

A gaveta retrátil desta Secretária New XLUX ajuda bastante na organização dos espaços, podendo ser usada para as atividades que implicam escrita, deixando, assim, o tampo para colocar um computador ou outros materiais que são necessários, mas não usados o tempo todo. Este modelo é ideal para o quarto, pois ocupará pouco espaço quando não estiver a ser utilizada. Desta forma, não comprometerá a deslocação dentro da divisão.

Dica

Colocar demasiados livros na secretária pode causar desmotivação, pois dá a entender que são muitos os assuntos a serem estudados. A criança/jovem deve apenas colocar perto de si os materiais que vai usar para determinada tarefa. Assim que terminada, arruma esses materiais e utiliza os necessários para realizar a tarefa seguinte.

Se estivermos a falar de um jovem já na faculdade, por exemplo, a Secretária Zenit, com 2,5 m de comprimento, pode ser a escolha ideal, sobretudo se precisar de ter muitos livros e cadernos à mão em simultâneo. Esta secretária faz com que seja bastante confortável manter perto todos os materiais necessários sem comprometer a organização.

Cadeira

Conforto e qualidade devem ser as palavras de ordem na escolha de uma cadeira para estudar, sobretudo porque a criança/jovem passará muito tempo sentada nela. As cadeiras Pacheco’s podem não ser as mais convencionais para este tipo de atividade, mas o seu design foi pensado para garantir o máximo conforto em qualquer divisão que seja usada. Sentar-se numa cadeira desconfortável tornará impossível para a criança/jovem concentrar-se nas tarefas que tem para fazer. Por isso, leve o tempo que for necessário para escolherem a cadeira perfeita.

Dica

Como se deve comprar a cama e o colchão na mesma altura e no mesmo local, o mesmo deve acontecer com a secretária e a respetiva cadeira.

A qualidade do estofo também é muito importante para garantir conforto. A cadeira deve dar bom apoio às costas, sobretudo à lombar, permitindo que a criança/jovem possa ficar nela as horas que forem necessárias sem qualquer tipo de dor. O encosto da cadeira deve ser liso, com uma ligeira curvatura. É também muito importante dar atenção ao acolchoamento, pois é ele que dita maioritariamente o conforto. Não é suposto sentir o material duro da cadeira, mas sim a suavidade do acolchoamento. Quando a criança/jovem se senta, a coxa deve ficar inteiramente no assento e os joelhos devem fazer um ângulo de 90º.

Fique a conhecer a nossa oferta de cadeiras:

Dica

Os pés devem ficar totalmente assentes no chão, não só por uma questão de conforto, mas também porque deixar as pernas a balançar pode ser um fator de distração. Caso tal não seja possível, então recomenda-se a aquisição de um apoio para os pés.

Quando pensamos numa cadeira de escritório, a primeira imagem que nos vem à mente é uma com rodas. Contudo, para as crianças/jovens com mais propensão para se distraírem não é a escolha certa, pois oferecer-lhes-á mais um fator de desconcentração. Pelo facto de não terem braços, as cadeiras Pacheco’s são bastante adequadas para espaços mais pequenos, por exemplo quando não dispõe de um espaço próprio para criar o ambiente de estudos e tem de usar parte de outra divisão.

Estante

Uma estante onde a criança/jovem pode colocar os seus livros e cadernos, organizados até por disciplina, é a forma mais fácil de ter tudo por perto e de encontrar facilmente o que precisa. É importante incutir-lhe regras, como arrumar um livro relativo a um assunto antes de pegar noutro, não deixando que os acumule em cima da secretária. Tudo o que não for necessário deve sair da secretária, para não distrair. E uma estante pode ser a solução para resolver essa situação. Tudo o que sejam folhas soltas, devem ser colocadas dentro de pastas, organizadas (por exemplo com cores diferentes) para que sejam fáceis de identificar na hora de serem necessárias.

Criar uma biblioteca com livros didáticos ou de apoio às matérias estudadas pode também ser uma ideia muito interessante, podendo o espaço ser usado para dar apoio aos estudos, mas também para momentos de descanso e descontração.

Acima de tudo, opte por móveis versáteis, que possam acompanhar todos os anos de estudo, desde a pré-escola até mesmo à faculdade. Verifique também os materiais usados e a sua qualidade. Invista em peças resistentes e duradouras para que perdurem.

Dica

O mobiliário em madeira é muito requisitado, pois além da elegância que dá à decoração, é também fácil de conjugar com peças feitas noutros materiais.

É importante que a criança/jovem participe na decoração deste espaço, uma vez que será usado por ela e deve espelhar os seus gostos. Lembre-se que se quer que o seu filho passe as horas necessárias a estudar, ele precisa de se sentir confortável a fazê-lo. Tornar a decoração deste espaço em algo divertido, fará com que a criança/jovem associe o ato de estudar a algo positivo.

Dica

Aposte em materiais escolares, como lápis, canetas ou cadernos, com as personagens favoritas do jovem/criança, aumentando assim a sua motivação para o estudo.

Produtos Complementares

Após termos apresentado os móveis essenciais para criar um espaço de estudo confortável e capaz de manter a criança/jovem concentrada, sugerimos-lhe agora alguns complementos que podem tornar o espaço ainda mais apelativo.

Um calendário, num local visível e acessível, tanto para a criança/jovem como para os pais, é importante para que não se perca nas datas dos testes ou entregas de trabalhos, ajudando assim a preparar o estudo das matérias para esses momentos. Fazer um planeamento das tarefas diárias irá também poupar tempo, pois assim será só chegar a casa e meter mãos à obra. Um quadro para anotações pode também ser bastante útil para matérias que envolvem datas ou tenham a necessidade de fazer cronogramas.

Se o espaço for no quarto e não couber uma estante, uma banqueta pode ser a solução: permite guardar muito material lá dentro, que pode, por sua vez, ser separado em caixinhas. Não vai destoar da restante decoração do quarto e pode deixar as cores/padrões ao gosto da criança/jovem.

Dica

Ao escolher as cores, tenha em atenção que as mais fortes, como o vermelho, pode ser demasiado distrativo. No entanto, cores como o azul, que é calmante, o verde, que inspira tranquilidade, ou o amarelo, que é alegre, podem contribuir para uma maior produtividade, energia e criatividade.

Numa idade mais avançada, em que a criança/jovem tenha maior facilidade em auto controlar-se e cumprir as regras, um puff pode ser um bom acrescente na zona de estudo para as pausas.

É importante criar Regras

  • Se na secretária tiver um computador, deve deixar bem claro que nas horas de estudo ele só pode ser usado para a realização de trabalhos e nada mais que isso. No caso de o espaço de estudo ser na Sala de Estar, deve também ficar estipulado que a televisão não pode ser ligada;
  • Certifique-se de que a criança/jovem mantém todo o material digital organizado em pastas de fácil acesso, para que depois não perca tempo à procura dele;
  • Outra dica que lhe damos é que estabeleçam uma rotina de estudo, determinando assim os dias e horários reservados para esse efeito;
  • Mantenha tudo organizado, criando um hábito na criança/jovem, de colocar os materiais no seu lugar após o estudo e antes de ir aproveitar o seu tempo de lazer;
  • É também importante que durante o tempo de estudo o telemóvel fique noutra divisão, pois qualquer notificação irá gerar curiosidade e ser distrativo;
  • Ordenar as tarefas pela sua dificuldade, fazendo as mais fáceis primeiro, trará uma motivação extra para a criança/jovem.

Agora que já tem todas as informações que precisa para criar o espaço de estudos perfeitos, é hora de meter mãos à obra e tornar este regresso às aulas em algo divertido e produtivo.


Banner de Download dos Catálogos da Pacheco's

Se gostou do artigo que leu e gostava de ver mais inspirações desenhadas por nós, preencha o seguinte formulário para consultar a nossa área de Catálogos com dezenas de modelos de várias peças e inspirações modernas.

    É cliente profissional?
    NãoSim

    Quer ser contactado/a pelo nosso Departamento Comercial? NãoSim

    Este site está protegido pelo reCAPTCHA e são aplicados os Termos e Condições e a Política de Privacidade da Google.