Na Pacheco’s, as nossas peças são trabalhadas com materiais, acabamentos e métodos de alta qualidade para garantir a funcionalidade e durabilidade das peças. Nesta página vai encontrar um conjunto de cuidados e recomendações que deverá ter ao adquirir os nossos produtos. Estas recomendações são apenas genéricas que devem ser suficientes para o nosso mobiliário contudo, devido à quantidade, versatilidade e variabilidade das nossas peças, se tiver alguma dúvida sobre peças específicas, pedimos que visite a nossa página de contactos e fale diretamente connosco.

Cuidados Gerais

Limpar o pó do mobiliário

Utilize um pano macio, seco e sem pelos ou uma escova para limpar o pó da sua mobília. Tenha em atenção que durante a limpeza não arranhe a madeira. A limpeza frequente do pó ajuda a proteger o acabamento contra a acumulação indesejada de grãos e outros tipos de sujidade.

Polir o mobiliário após uma limpeza

Cada vez que limpar móveis de madeira, parte do polimento poderá sair. O polimento pode ajudar a devolver o brilho e a proteger a superfície. Certifique-se de que utiliza um polimento de móveis que não contenha uma grande quantidade de álcool. Os polimentos que contêm álcool podem danificar os acabamentos da madeira.

Evite exposição solar direta

A exposição direta ao sol pode ter um impacto negativo na cor da madeira e do verniz utilizado nas peças.

Proteja os móveis de animais de estimação

Os animais de estimação, como por exemplo cães e gatos, podem danificar o mobiliário. Por isso recomendamos que utilize uma toalha de mesa de fibra natural, uma cobertura de cadeira ou almofada protetora para ajudar a preservar as superfícies de madeira.

Cuidado com o Vapor

O vapor de máquinas de chá ou de café, por exemplo, pode danificar os acabamentos de peças de madeira. Por isso, evite colocar estas máquinas por debaixo de mobiliário como prateleiras ou armários superiores.

Utilize bases para copos ou pratos

Em peças que utilize geralmente para comer ou beber (por exemplo as mesas de jantar), utilize sempre bases para os copos e/ou pratos, evitando assim a criação de anéis de água na superfície.

Cuidados Específicos

Cerâmicas e Mármores

É recomendado que limpe a superfície com água morna e um detergente suave. Após essa limpeza, utilize um pano seco ou toalha de cozinha para garantir que toda a água é removida. Mantenha esta superfície limpa de sujidade e pó com um pano limpo de microfibras.

Vidros e Espelhos

Limpe regularmente o pó destas peças com um pano macio e seco. Se cair algum tipo de líquido nestas superfícies, remova o derrame e as manchas o mais rapidamente possível, enxaguando com água limpa e limpando com um pano macio para evitar marcas – tenha cuidado para não arranhar o produto. Nunca utilize abrasivos ou ferramentas afiadas para limpar os vidros ou espelhos.

Estofos

Em peças com estofo (por exemplo cadeiras, camas, puffs, etc.) não utilize produtos químicos para a limpeza. Se possível, utilize uma cobertura neste tipo de produtos. Caso a peça tenha almofadas, vire-as com frequência para aumentar a longevidade e uniformidade da peça. Ao aspirar utilize um acessório de aspirador específico para estofos. Caso a superfície fique manchada, utilize um pano húmido com sabão natural de pH neutro.

O que fazer com peças no fim de vida?

Com o passar dos anos, é normal que o mobiliário comece a ficar desgastado e é importante que ao remover as peças de sua casa, o faça de uma forma amiga do ambiente.

A maneira mais fácil de o fazer é contactar a Câmara Municipal da sua residência, onde geralmente prestam o serviço de Recolha de Monos. Por norma é um serviço gratuito, mas pode variar de município para município. Como são recolhas de grandes volumes, pode ser necessário fazer um agendamento para marcar uma hora e dia específicos para a recolha.

Desta forma, os serviços camarários recolhem os móveis que já não quer na sua residência, podendo depois ser destruídos de uma forma ecológica, reciclados ou restaurados, entre outras opções que garantem a maior segurança para o meio ambiente.

Em alternativa, poderá sempre doar o mobiliário a amigos ou familiares que necessitem ou mesmo a uma instituição ou associação que lhes possa dar um melhor uso.