Blog

Pacheco’s fala à RTP sobre o futuro do setor

No dia 3 de julho, a RTP lançou uma reportagem onde dois dos nossos artesãos e a CEO abordaram a falta de mão de obra que o setor tem vindo a enfrentar.

Veja a reportagem completa abaixo.

A nossa Lixadora, Maria Francisca, que está connosco há mais de 30 anos, diz que é difícil encontrar alguém que queira seguir a sua profissão, principalmente jovens. “Eu ajudo no que puder para ficarem, mas não querem. Dizem que é pesado, é sujo e não querem. Não podemos obrigá-los.”

O nosso Operador de CNC, Ângelo Silva, corrobora esta opinião indicando que existem poucos jovens a quererem trabalhar nos móveis atualmente. E acrescenta que, a nível salarial, um operador de CNC como ele ou um marceneiro, por exemplo, conseguem atingir patamares semelhantes – tudo dependerá do seu profissionalismos e empenho.

Também tivemos o prazer de receber nas nossas instalações o Diretor Executivo da APIMA (Associação Portuguesa das Indústria do Mobiliário e Afins), Gualter Morgado, que enfatizou a importância da formação dos jovens, que estão a entrar nesta indústria por pessoas mais experientes. “Aquilo que a máquina faz aqui, faz em qualquer parte do mundo; aquilo que o Homem faz é o que faz a diferença.”

Uma das formas de criar uma atração maior pela nossa indústria poderá passar pela desmistificação do setor: algo tão simples como alterar os nomes dados às funções ou fazer ver que “hoje em dia ninguém anda com os móveis às costas”, como disse a nossa CEO, Lola Pacheco.

Agradecemos à RTP por ter escolhido a Pacheco’s para falar um pouco sobre o estado de mão-de-obra neste setor. Deixamos também um agradecimento especial à Maria Francisca, ao Ângelo Silva, ao Gualter Morgado e à Lola Pacheco pela sua disponibilidade para a realização das entrevistas.

Back to list