Blog

Os Essenciais de um Quarto Infantil

O quarto dos miúdos deve ser um espaço em que se sintam bem e confortáveis, mas que deve, ao mesmo tempo, ter espaço suficiente de arrumação para acomodar todos os objetos necessários ao dia-a-dia de uma criança.

Neste Dia Mundial da Criança queremos garantir que os mais pequenos têm um espaço só seu, com tudo a que têm direito. Tem dúvidas sobre qual o tipo de peças que devem fazer parte de um quarto infantil? Foque-se nestes essenciais para que nada lhe escape:

Cama

Esta é, obviamente, uma das peças mais essenciais num quarto infantil (e em qualquer quarto, na verdade), sendo, inclusive, a de maior destaque nesta divisão. Uma cama de solteiro, como é exemplo a nossa Cama New XLUX, será suficiente, mas se existir espaço é sempre melhor optar por uma cama de casal. Pode ter iluminação na cabeceira e/ou arrumação, com estrado elevatório, muito útil para armazenar a roupa de cama, de banho ou outras. Procure uma cama um pouco maior do que a altura da criança para que dure muito tempo, se possível até à fase adulta. Se o quarto for partilhado por duas crianças pode usar duas camas de solteiro no mesmo quarto, como nos mostra o exemplo da imagem acima.

Dica: Num quarto pequeno, coloque a cama encostada à parede para ganhar espaço, protegendo também a criança. Evite colocá-la junto da janela.

Cómoda

Essencial para obter espaço extra de arrumação para as roupas da criança, é uma peça muito versátil e que pode ser uma grande aliada na poupança de espaço. Aconselha-se uma cómoda invés de um roupeiro, pois a roupa de criança, por ser pequena, ficará melhor armazenada nas gavetas. É também importante ter em conta a restante decoração antes de fazer a sua escolha. Nas nossas coleções encontra uma grande variedade de cómodas, que pode personalizar conforme as suas preferências. Além disso, vai poder ainda usar o tampo para colocar objetos decorativos de que a criança goste ou fotografias que recordem momento especiais.

Em alternativa, se preferir um roupeiro, nos embutidos encontra a melhor opção para poupar espaço e ter muita arrumação. Ainda assim, se não esta não for uma opção possível, pode ser optar por um modelo de encostar à parede, que harmonize com as restantes peças de mobiliário. Lembre-se que além da roupa da criança, precisa também de armazenar a roupa de cama e os brinquedos. Quanto mais velha a criança fica, mais objetos terá para guardar, podendo o roupeiro ser um ótimo complemento a uma cómoda (ou vice-versa). Pode ainda optar por um camiseiro.

Dica: Escolha um design intemporal, para que as peças encaixem bem, mesmo que altere o espaço ou outros elementos decorativos.

Mesa de Cabeceira

Muito útil para pousar um candeeiro, um livro ou objetos que a criança goste de manter por perto, estando sempre visíveis e fáceis de alcançar. Além disso, optando por mesas de cabeceira com gavetas, vai ganhar também espaço extra para arrumação, por exemplo, de roupa interior. Numa das nossas imagens inserimos um candeeiro em formato de brinquedo para aliar a sua utilidade com o espírito de criança.

Dica: Opte pela aquisição de apenas uma mesa de cabeceira, ganhando assim mais espaço no quarto.

Secretária

É importante que a criança tenha um espaço onde possa estudar e aprender e o quarto pode ser um dos locais mais sossegados para o fazer. Para isso, uma secretária é essencial, seja para que possa fazer os trabalhos de casa, ou mesmo para desenvolver alguns dos seus hobbies – como desenhar ou escrever. E, como hoje em dia a tecnologia é praticamente indispensável, a secretária torna-se ainda essencial para colocar um computador.

É uma peça duradoura e capaz de acompanhar a criança em todas as fases da sua vida, até à idade adulta. Esta peça deve ser acompanhada por uma cadeira, onde a criança se possa sentar confortavelmente.

Dica: Colocar a secretária em frente à janela é ótimo para que a criança se possa inspirar.

Banqueta

Quarto com Cama de Casal Estofada em Bege
Aposte em peças duradouras e de qualidade

Uma banqueta com arrumação – para brinquedos ou roupas – pode ser uma opção muito interessante se quiser ganhar espaço de armazenamento. Muito versátil, pode também ser usada para sentar a criança enquanto a veste ou calça ou pousar lá a roupa que lhe pretende vestir no dia seguinte. É uma peça que conjuga na perfeição funcionalidade e estética, uma vez que vai trazer muita harmonia à decoração do quarto.

Dica: pode usar esta peça para dar mais cor à decoração;

Após listarmos os essenciais de um quarto infantil, nos quais se deve focar para não adquirir produtos desnecessários, juntamos algumas alternativas/peças extra caso o quarto tenha espaço para comportar mais alguma mobília:

Puff

Em alternativa às banquetas ou mesmo às cadeiras de secretária, um puff pode ser uma ótima opção. Contudo, não comporta o espaço de arrumação que uma banqueta lhe pode trazer, mas tem a vantagem de ser uma peça mais pequena e, consequentemente, mais fácil de acomodar.

Espelho

Com o avançar da idade, a criança vai cada vez mais preocupar-se com o seu aspeto, pelo que um espelho passará a ser uma peça indispensável. Tenha somente em atenção a o local onde coloca esta peça, evitando que reflita a cama.

Estante

Estante Pequena com Quatro Prateleiras e com Livros

Pode criar um cantinho de leitura para estimular a criança a gostar desta atividade. Numa estante pode conjugar livros com material de desenho, aproveitando o espaço também como apoio para guardar os cadernos e materiais escolares quando a criança estiver nessa idade. Uma estante tem a vantagem de poder colocar nas partes mais baixas os livros e materiais que a criança usa com maior frequência e que pode usar autonomamente.


Banner de Download dos Catálogos da Pacheco's

Se gostou do artigo que leu e gostava de ver mais inspirações desenhadas por nós, preencha o seguinte formulário para consultar a nossa área de Catálogos com dezenas de modelos de várias peças e inspirações modernas.

    É cliente profissional?
    NãoSim
    Quer ser contactado/a pelo nosso Departamento Comercial? NãoSim

    Este site está protegido pelo reCAPTCHA e são aplicados os Termos e Condições e a Política de Privacidade da Google.

    Back to list