Blog

Como Decorar um Quarto de Casal – Guia Pacheco’s

O quarto é uma das divisões mais importantes de qualquer casa. E é também um dos locais onde pode colocar mais peças de mobiliário, dar-lhe personalidade e prepará-lo para descansar confortavelmente. É como que um espaço sagrado. Certamente já visitou a casa de amigos e familiares e notou que a porta do quarto estava fechada. Contudo, muitas vezes isso deve-se ao facto de as pessoas não darem a devida atenção a esta divisão, deixando-a desarrumada e confusa.

Sendo esta divisão, na maioria das vezes, partilhada, é essencial entender que é um espaço pessoal e muito íntimo – o que por vezes pode ser desafiante, pois a conjugação de gostos nem sempre é fácil de ser feita.

Como seria o seu quarto de casal perfeito? Ao longo deste artigo vai encontrar as peças de mobiliário e dicas de decoração para tornar um quarto de casal num espaço moderno. Deixe-se inspirar pelas coleções da Pacheco’s.

  • Cama de Casal Estofada em Bege com Duas Mesas de Cabeceira
  • Cómoda de três gavetas e um espelho redondo grande encostado à parede
  • Toucador Branco com um Puff Bege
  • Quarto com Cama de Casal Estofada em Bege
  • Cómoda Branca com Detalhes Dourado de Gavetas Aberta
  • Roupeiro Branco com Detalhes em Dourado com 2 Portas de Correr Abertas
  • Camiseiro de 5 Gavetas em Madeira Clara e com Objetos Decorativos
  • Roupeiro Encostado à Parede de 4 Portas com Vestuário no seu Interior
  • Closet com Dois Cadeirões e Roupeiro de 4 Portas Grande

Peças Essenciais num Quarto de Casal

Existem algumas peças que consideramos fundamentais para qualquer quarto de casal. Além do óbvio, a cama, temos também as mesas de cabeceira, as cómodas, os camiseiros, os roupeiros e os espelhos. Em conjunto, estas peças devem ser suficientes para que tenha o quarto de casal com que sempre sonhou.

Cama

A cama é a principal peça de mobiliário de um quarto. Usada essencialmente para dormir, mas também para ler ou ver televisão, por exemplo, é inegável que o conforto deve ser o requisito aquando da escolha. Geralmente é fabricada em madeira, mas pode optar por outros materiais. A cabeceira pode ser também em madeira ou estofada.

De forma genérica, pelos seus tamanhos, as camas dividem-se em 4 tipos: solteiro, casal, queen e king (sendo que as duas últimas podem ser consideradas subdivisões da cama de casal). A cama de casal é a mais procurada e, por isso, existem muitas opções de estrados, colchões ou roupa de cama para as suas dimensões (160 cm x 200 cm). Além do tamanho standard, a Pacheco’s dispõe também de camas para colchões com 150cm x 190 cm ou 180cm x 200cm.

Sendo uma peça de mobiliário de grande porte (e o foco central da divisão), irá afetar toda a decoração do quarto. Desta forma, sugerimos que tenha muita atenção ao modelo escolhido e aos materiais de que é feita. No domínio das cores, nas peças que apresentamos, optamos pelas mais neutras, no entanto, dispomos da personalização dos materiais e acabamentos de acordo com as suas preferências.

No que toca à localização da cama no quarto, recomendamos ter em atenção onde está a porta. É importante que a cama fique de frente ou de lado para ela. Se ficar por trás ou num local onde não a consiga ver, é possível que não tenha um sono tão descansado. Também não recomendamos que a coloque debaixo da janela, por causa das cortinas e pela presença constante de luz, que passa sempre para dentro do quarto. Além disso, somente a presença da própria janela, tão perto, pode ser incómoda na hora de dormir.

Outro aspeto a que deve dar atenção é ao espaço lateral da cama em relação às paredes. Recomendamos que deixe cerca de 60 a 70 cm para cada lado, que servirão não só para colocar as mesas de cabeceira, mas também para possibilitar a livre circulação e entrada na cama de ambos os lados.

A roupa de cama é outro fator a ter em consideração, sobretudo se a cabeceira é estofada ou apresenta uma cor que visivelmente se destaca. Nas nossas inspirações pode ver ambientes em que a roupa de cama combina com a cabeceira e outros em que tal não se aplica, mostrando assim ideias diferentes e variadas de como a decoração pode ser aplicada. Alertamos para que dê especial atenção à escolha da cabeceira, uma vez que é uma decisão mais definitiva e sobre a qual outros elementos decorativos se podem adaptar posteriormente.

Para quartos de casal mais pequenos, uma solução muito eficaz é a utilização de um estrado elevatório. O espaço extra com que fica pode ser utilizado para guardar roupa de cama, vestuário que não utilize com tanta frequência ou objetos de que já não precisa.

De seguida encontra algumas opções de camas que fazem parte das nossas coleções.

Mesa de Cabeceira

Junto à sua cama não pode faltar uma mesa de cabeceira moderna. Sendo um pequeno móvel em forma de armário, é usado para guardar roupa ou pousar objetos, estando o candeeiro entre os mais comuns. Além da sua óbvia função de iluminar, são ótimas peças decorativas, que contribuem para a estética da decoração.

Como sabemos que a mesa de cabeceira faz parte das peças essenciais de qualquer quarto, algumas das nossas camas já a têm embutida na cabeceira, como pode verificar na nossa coleção Enzo.

Nas nossas inspirações optamos por utilizar as mesas de cabeceira iguais em ambos os lados da cama, mas se enquanto casal têm gostos diferentes, é totalmente plausível que façam escolhas diferentes para cada um dos lados.

Outro aspeto a ter em consideração é a altura. O ideal é que a sua mesa de cabeceira tenha a mesma altura que o colchão, para que consiga aceder a ela de forma fácil. Ainda assim, se optar por uma mais baixa ou mais alta, certifique-se sempre que é prática de usar.

Cómoda

Outra peça que não pode faltar no seu quarto de casal é uma cómoda. Sendo um móvel auxiliar, pode ser utilizado para armazenar roupa, bijuterias, maquilhagem ou, dependendo do tamanho das gavetas, calçado. Geralmente estas peças apresentam três gavetas e são muito funcionais.

Devido à sua versatilidade e tamanho, uma cómoda pode substituir um roupeiro, sobretudo em divisões pequenas que não têm espaço suficiente. Num cenário como este, esta peça torna-se essencial no que se relaciona com a arrumação.

Para tirar o máximo partido desta peça, utilize-a junto a uma parede e com um espelho por cima. No tampo da cómoda coloque um candeeiro e na primeira gaveta guarde os acessórios que mais utiliza no seu dia-a-dia. Desta forma, antes de sair do seu quarto terá a oportunidade de olhar-se ao espelho e verificar se a sua maquilhagem está no ponto e se não se esqueceu de nenhum acessório.

Em algumas casas a cómoda encontra-se no hall de entrada ou na sala de estar, com a televisão pousada no seu tampo, o que faz deste móvel um dos mais versáteis.

Todas as nossas cómodas, no seu modelo standard, são em madeira e apresentam um tom claro. No entanto, na Pacheco’s pode personalizar todos os materiais e acabamentos, por forma a tornar a peça totalmente do seu agrado.

Camiseiro

À semelhança da cómoda, o camiseiro é também um móvel auxiliar, podendo ser uma peça essencial no que respeita à arrumação. Geralmente possuem 5 gavetas e são mais altos que as cómodas, mas mais estreitos.

Pode ser a peça ideal para quartos de casal mais pequenos, pois a sua verticalidade permite poupar espaço, sem comprometer a sua funcionalidade. Em algumas das nossas inspirações de quarto pode mesmo encontrar no mesmo ambiente dois camiseiros.

Além da sua função essencial de armazenar vestuário nas suas gavetas, deixamos a dica de utilizar o seu tampo para colocar uma pequena decoração. Eis algumas ideias: livros, perfumes, plantas, quadros, pequenos espelhos, entre outros da sua preferência.

Roupeiro

O espaço para arrumação é uma das maiores preocupações de quem tem casas modernas e, nos quartos, um roupeiro é algo que pode contribuir para solucionar esse problema. Além do espaço natural de armazenamento, é comum que estes tenham algumas gavetas e cabides no seu interior, onde pode colocar qualquer tipo de vestuário ou calçado.

Também chamado de guarda-roupa, se optar por um roupeiro embutido para poupar espaço ao seu quarto, terá uma grande vantagem no que toca a limpezas. Ao ocupar todo o espaço do chão ao teto, sobra uma menor superfície para acumular pó. Tenha em atenção que um roupeiro embutido é uma decisão muito definitiva, o que pode não compensar se viver numa casa ou apartamento alugado.

A nível de dimensões, sugerimos utilizar roupeiros que tenham pelo menos 60 cm de profundidade e mais de 2 m de altura. Desta forma, garante que tem todo o espaço espaço interior de que precisa.

Mas, qual a melhor forma de aproveitar todo o espaço de um roupeiro? Com ele ainda vazio e toda a roupa em cima da cama, selecione qual a que irá para dentro do guarda-roupa. Pode dividir as suas peças entre as que são de pendurar e a que irão para as prateleiras. Disponha as peças que mais usa mais à vista. Pode colocar na parte mais alta aquelas de que faz menos uso. Ao saber o que vai colocar no roupeiro, poderá organizá-lo da melhor forma, garantindo que tem acesso a todas as suas peças de vestuário, mesmo quando está com pressa.

Na Pacheco’s dispomos de vários modelos de roupeiros, para diferentes espaços e gostos. Temos de 2 ou 4 portas, com portas de correr ou abrir, que podem ser personalizados a nível de todos os materiais e acabamentos. Abaixo deixamos alguns dos nossos modelos.

Espelho

Os espelhos cumprem duas funções: a de permitir que vejamos o nosso reflexo e a de trazerem estética à decoração da divisão.

Apesar de nas imagens abaixo os podermos ver no quarto, a sua versatilidade permite que sejam usados em todas as divisões da casa – sala de estar, sala de jantar, hall de entrada, escritório, entre outros.

Para que esta peça tenha um aspeto natural, recomendamos que a utilize em harmonia com as cores do ambiente em que for colocado. Contudo, se gosta de decorações mais irreverentes, pode optar um espelho bronze ou gris ou em formas menos comuns.

Uma dica importante que deixamos é a localização desta peça. Recomendamos que nunca tenha espelhos a refletir a sua cama, pois pode causar dificuldades em que tenha uma noite de sono descansada. Nas nossas inspirações pode ver muitos dos nossos espelhos colocados por cima da cómoda ou ao lado do camiseiro.

No que respeita ao formato poderá optar por espelhos retangulares, quadrados, redondos ou com formas desalinhadas. A nossa sugestão dependerá sempre do tipo de mobiliário que escolher: se optar por peças com um design retilíneo, sugerimos utilizar espelhos quadrados ou redondos; se preferir peças com um design curvo, como as da nossa coleção Soho, sugerimos espelhos redondos ou sem forma bem definida.

Peças Opcionais

As peças que apresentamos de seguida, apesar de poderem ser muito úteis, podem ser vistas como opcionais. A aquisição destes produtos estará dependente do seu orçamento e do espaço que sobra no quarto após a colocação dos essenciais. Contudo, é inegável que são peças que vão elevar a decoração da divisão.

Banqueta

Semelhante a um puff, a banqueta tem a vantagem de ser mais comprida e, em alguns modelos, ter espaço de arrumação no seu interior.

Pode utilizá-la na parte da frente da sua cama para colocar a roupa que pretende usar no dia seguinte ou como banco no toucador, por exemplo.

Sendo das poucas peças de quarto que contêm estofo, as banquetas vão trazer muita personalidade à divisão. A título de exemplo, pode ver nas imagens abaixo dois ambientes com as mesmas peças em que somente muda a cor da Banqueta Zenit e da cabeceira da Cama Zenit. É visível como o look geral de ambas as decorações é bastante diferente apenas com a alteração deste pequeno pormenor.

Quarto com Cama de Casal Estofada em Bege

Puff

Tal como a banqueta, o puff também é estofado e permite dar cor à divisão. No nosso website encontra diferentes modelos de puffs, não só para o quarto, mas também para o Hall de Entrada, Sala de Estar e até Sala de Jantar, provando que é uma peça extremamente versátil.

São inúmeros os modelos de puff existente, mas os de formato redondo ou quadrado estão entre os mais comuns. Além de ser uma peça pequena, é muito útil. Pode ser usada como assento junto do seu toucador ou como um lugar extra nos dias em que reúne visitas na sua Sala de Estar.

  • Toucador Branco com um Puff Bege
  • Toucador Branco com um Puff Bege
  • Camiseiro de 5 Gavetas em Madeira Clara e com Objetos Decorativos
  • Cómoda Branca com Detalhes em Dourado, Espelho com Moldura Dourada Redondo Grande e Puff Retangular Estofado em Castanho

Toucador

Intimamente associado à rotina da mulher, o toucador serve para se maquilhar ou pentear no quarto e, ao mesmo tempo, embelezar e dar elegância a divisão. Como assento sugerimos utilizar um puff que combine com a cor da peça.

Além disso, dependendo do modelo, poderá também utilizar esta peça para armazenar objetos nas suas gavetas, ou colocar no seu tampo peças decorativas para trazer mais personalidade ao quarto.

Em quartos de casal que tenham essa possibilidade, recomendamos que coloque o toucador no seu closet juntamente com o roupeiro, para que ao vestir-se tenha acesso fácil a tudo o que necessita.

Relativamente aos modelos, o mais comum são os que têm uma perna de cada lado. Mas, na Pacheco’s gostamos de ter mobiliário exclusivo e que vá ao encontro das necessidades do nosso público e por isso temos também o Toucador Suspenso Soho, que lhe permite poupar algum espaço.

Cores & Materiais

Não só o mobiliário escolhido afeta o aspeto da decoração, mas a cor e os materiais também têm um impacto grande na divisão. Quando está sol ficamos sempre mais animados do que quando está chuva, por isso as cores irão certamente influenciar o seu humor matinal.

Além de poder escolher a cor das peças e artigos de decoração, outra alternativa, muito em voga, passa por pintar as paredes. Como não precisa de ser uma solução definitiva, sempre que se sentir aborrecido com a decoração do quarto, pode optar por uma cor diferente.

Na Pacheco’s encontra dezenas de Materiais e Acabamentos disponíveis para personalizar as suas peças de mobiliário. Além das madeiras e lacados, temos também tecidos e peles sintéticas com inúmeras cores.

Pode optar por cores mais neutras como branco, cinza ou bege que são intemporais, sofisticadas e modernas; em contraste, pode utilizar cores mais fortes e mais próximas do mobiliário clássico. No exemplo seguinte encontra o nosso Quarto Kyara com acabamentos diferentes. Apesar das peças em ambos os ambientes serem exatamente as mesmas, ao mudar os acabamentos e, consequentemente, as tonalidades (que pode ver do lado direito da imagem), o aspeto geral do quarto fica muito diferente.

Visite as nossas Inspirações de Quarto para conhecer algumas das nossas peças e a sua disposição do quarto. Em alternativa, se procura entender que tipo de cores podem ser utilizadas num quarto de casal, veja as seguintes imagens:

Se gosta de madeira mas quer dar um toque requintado ao seu quarto, poderá utilizar a mármore ou cerâmica. Uma das nossas Inspirações de Quarto foi totalmente desenhada tendo a cerâmica como elemento principal. Como poderá ver nas imagens seguintes, o requinte e elegância são incomparáveis.

  • Quarto em tons Brancos com Cama de Casal, Banqueta e Duas Mesas de Cabeceira
  • Mesa de Cabeceira Branca com Tampo em Cerâmica
  • Quarto em tons Brancos com Cama de Casal, Banqueta e Duas Mesas de Cabeceira
  • Camiseiro com Gaveta Aberta e Vestuário no seu Interior
  • Candeeiro em Cima de uma Mesa de Cabeceira Branca com Cerâmica
  • Cómoda com a primeira gaveta aberta e vestuário no seu interior
  • Dois Camiseiros Brancos com Puxadores em Dourado
  • Cómoda Branca com Puxadores em Dourado e Espelho Redondo Grande com Moldura em Branco

Ao longo deste artigo fomos apresentando algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher o melhor mobiliário e decoração para o seu quarto de casal. Sendo isto uma divisão comummente partilhada, é essencial que ambas as partes se sintam confortáveis com as decisões tomadas por forma a conseguirem dormir e descansar sossegadamente. Por isso, a nossa última dica vai nesse sentido, não se sinta pressionado para seguir à risca estas sugestões e dicas, o mais importante é que não deixe de lado o que a/o deixa confortável.


Se gostou do artigo que leu e gostava de ver mais inspirações desenhadas por nós, preencha o seguinte formulário para consultar a nossa área de Catálogos com dezenas de modelos de várias peças e inspirações modernas.

    É cliente profissional?
    NãoSim
    Quer ser contactado/a pelo nosso Departamento Comercial? NãoSim

    Este site está protegido pelo reCAPTCHA e são aplicados os Termos e Condições e a Política de Privacidade da Google.

    Back to list