Blog

Como decorar uma Sala de Jantar

Mesa de Jantar com Tampo em Mármore Branca junto de Duas Cadeiras Estofadas em Bege

Sendo a Sala de Jantar utilizada várias vezes ao dia para as diversas refeições, é importante que lhe transmita uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

Além de ser o espaço onde comemos, é nesta divisão que recebemos os convidados e a família para bons momentos à volta da mesa. É fundamental que a decoração represente a sua personalidade e, por isso, ao longo deste artigo vai encontrar diversas sugestões de peças para tornar a Sala de Jantar encantadora.

Recorde-se: estas são apenas algumas dicas que consideramos relevantes, mas o essencial é que se sinta feliz com as peças, materiais e acabamentos que escolher para a sua divisão.

  • Sala de Jantar com Mesa de Jantar Redonda, Cadeiras Estofadas em Castanho, Aparador de 4 Portas e Espelho Redondo
  • Mesa de Jantar Redonda com Pratos e Talheres e 4 Cadeiras Estofadas em Bege
  • Sala de Jantar com Mesa de Jantar Retangular, Cadeiras Verdes, Aparador de 4 Portas e Espelho Retangular Grande
  • Sala de Jantar com Cadeiras, Mesas de Jantar, Aparador e Espelho Redondo
  • Mesa de Jantar Retangular em Branco com Cadeiras Estofadas em Laranja
  • Mesa de Jantar Retnagular Extensível e 6 Cadeiras Estofadas em Castanho Branco
  • Sala de Jantar com Mesa de Jantar Redonda, Cadeiras Verdes, Aparador de 3 Portas e Espelho Redondo
  • Sala de Jantar com Mesa de Jantar, Cadeiras, Aparador e Espelho
  • Sala de Jantar com Mesa de Jantar Extensível, 6 Cadeiras e Aparador
  • Sala de Jantar com Mesa de Jantar Redonda e 4 Cadeiras Estofadas em Bege
  • Sala de Jantar com Iluminação Lateral com Mobiliário em Tons Claros

Mesa de Jantar

A principal peça de mobiliário da Sala de Jantar, a Mesa de Jantar, deve ser cuidadosamente escolhida. Existem dezenas de modelos, texturas, cores ou materiais.

Pode escolher uma mesa redonda, retangular, quadrada ou oval. A escolha desta peça deverá ter sempre em conta o formato geométrico da divisão. Por exemplo, uma mesa de jantar retangular é ideal para uma sala estreita, já uma mesa quadrada ou redonda assentará melhor num espaço mais quadrangular.

Além do formato geométrico da mesa, tem que ter em consideração o espaço ocupado pelas pessoas quando sentadas. Se pretende ter refeições em que as pessoas estão mais próximas e de modo a que possam conversar sem interferências, opte então por uma mesa quadrada ou redonda. Além dessa proximidade, as mesas de jantar redondas também permitem a adição de cadeiras para mais pessoas com maior facilidade.

Um aspeto importante a ter em conta são os pés ou base da mesa. É útil que não tenha um pé ou base que preencha todo o espaço inferior, caso contrário impede que se possam esticar um pouco as pernas. Na nossa Mesa de Jantar Extensível Zenit encontra um bom exemplo de uma peça que combina design e facilidade de uso.

Os materiais a utilizar também vão ter um forte impacto no aspeto da mesa, especialmente o tampo. Madeira, mármore ou vidro são os mais comuns a serem utilizados. Cada um destes materiais apresenta as suas vantagens e desvantagens: se recebe convidados com frequência poderá ser importante optar por uma mesa com tampo em madeira para que possa ser extensível. Geralmente a extensão é de cerca de 50 cm para cada lado, o que permite sentar mais gente.

Outro ponto que deve analisar no processo de escolha é a distância entre a mesa e as paredes. Se a mesa estiver demasiado perto da parede será desconfortável para quem se sentar desse lado. Garanta que existem cerca de 90 cm entre a mesa e as paredes para dar espaço para a cadeira, para a pessoa ficar sentada e para conseguir entrar e sair confortavelmente.

Cadeiras

A Cadeira é outra peça essencial para a Sala de Jantar. Se a Mesa de Jantar tem que condizer com o espaço, o mesmo se aplica à cadeira com a própria mesa.

Pode adquirir cadeiras que utilizem os mesmos materiais que a mesa – se comprar a mesa em carvalho, escolha também cadeiras em carvalho – ou diferentes, desde que combinem e harmonizem com a restante decoração.

Pode também combinar diferentes estilos de cadeiras. Uma boa sugestão, especificamente para mesas retangulares, é colocar as cadeiras de lado todas iguais e ter cadeiras diferentes nas pontas.

Como pode ver nas nossas Inspirações de Sala de Jantar, optamos sempre por utilizar cadeiras do mesmo modelo em cada um dos nossos espaços, pois achamos que cria mair harmonia na generalidade da decoração, mas para a sua divisão confie nas suas preferências.

Gostamos também de utilizar cadeiras estofadas nos nossos ambientes, que nos permitem “brincar” um pouco com o ambiente. Na nossa Sala de Jantar Enzo usamos a Cadeira Enzo em verde, contrastando indubitavelmente com o carvalho predominante nesta decoração. Se prefere tons mais neutros, mais discretos, opte então por semelhantes aos presentes na Cadeira Soho ou Cadeira Zenit.

Aparador

A Sala de Jantar necessita de espaço para arrumação devido à grande quantidade de objetos que nela se utilizam: pratos, talheres, copos, a toalha de mesa, decorações diversas, entre outros tantos. O Aparador é a peça que sugerimos para garantir a organização da divisão.

Seja de três ou quatro portas, esta peça é importante não só para a arrumação, mas também para a decoração e aspeto do ambiente. Como geralmente tem muito espaço no tampo, pode utilizá-lo para colocar um pequeno candeeiro, livros, vasos de flores, velas, fragrâncias, pequenas esculturas, etc. Também pode utilizar o tampo para colocar a sua televisão, mas tenha em atenção o comprimento do aparador, pois televisões de maior dimensão podem ocupar uma grande área, não deixando espaço para outros objetos.

Os aparadores mais pequenos, geralmente com três portas, têm um comprimento a rondar os 180 cm; os aparadores de maior dimensão, com quatro portas, têm entre 200 e 220 cm, por isso avalie bem o espaço que tem disponível ao fazer a sua pesquisa.

O aparador também pode servir para colocar comida. Vamos supor que organiza um jantar de família e toda a sua mesa está ocupada com os pratos, talheres, copos, decorações, etc. Poderá servir os seus convidados e depois colocar a refeição no móvel e, quando for necessária mais comida, é só deslocar-se ao aparador.

Espelho

O Espelho é uma peça diferenciadora no que toca à amplitude. Se optar por ter um espelho na sua Sala de Jantar verá que a divisão passa sempre a sensação de ser maior. Além disso traz muito requinte a qualquer ambiente.

Esta não é uma peça essencial numa Sala de Jantar, pelo que a opção por ela dependerá do seu gosto pessoal e da resto da sua decoração.

Numa Sala de Jantar gostamos de colocar os espelhos por cima ou junto ao aparador. No entanto, pela sua versatilidade, o espelho pode ser colocado em qualquer divisão, pelo que a sua compra nunca será um risco.

Os espelhos mais comuns são redondos ou retangulares. Para um espelho clássico, veja o nosso Espelho Martin, já para um espelho retangular conheça o Espelho Enzo. E se gosta de figuras geométricas pouco definidas poderá interessar-lhe o Espelho Kyara XLUX.

Outra alternativa para o uso desta peça poderá ser a escolha de um espelho de encostar à parede. Geralmente são de maiores dimensões, mas dão também maior amplitude ao espaço.

Vitrine

Talvez não pareça a escolha mais óbvia, mas uma Vitrine é uma ótima peça para a Sala de Jantar. Veja o exemplo da Sala de Jantar Kyara.

Também são conhecidas como cristaleiras e servem para expor os seus serviços de louça ou copos. Sendo uma peça versátil, também pode ser encontrada em corredores ou Salas de Estar.

Estante

Outra peça que é pouco comum encontrar na Sala de Jantar são as Estantes, mas não é por isso que não as devemos considerar.

Pode utilizar esta peça como um separador de divisões. Algo que é comum encontrar nas habitações é a Sala de Jantar e Estar juntas e como forma de dividir as duas divisões, poderá utilizar elegantemente esta peça.

Pode ainda ser uma ótima peça para combinar com o aparador. Por exemplo, o nosso Aparador Soho tem um design muito semelhante à Estante Suspensa Horizontal Soho por isso, pode utilizar o Aparador para colocar a televisão e por cima colocar a Estante Suspensa para guardar objetos decorativos ou livros.

Esperamos que agora já tenha toda a informação que precisa de para transformar a sua Sala de Jantar e decorá-la de acordo com os seus gostos e personalidade. Conte connosco para conjugar funcionalidade e qualidade em todas as peças.


Banner de Download dos Catálogos da Pacheco's

Se gostou do artigo que leu e gostava de ver mais inspirações desenhadas por nós, preencha o seguinte formulário para consultar a nossa área de Catálogos com dezenas de modelos de várias peças e inspirações modernas.

    É cliente profissional?
    NãoSim

    Quer ser contactado/a pelo nosso Departamento Comercial? NãoSim

    Este site está protegido pelo reCAPTCHA e são aplicados os Termos e Condições e a Política de Privacidade da Google.