Blog

Mais do que uma família institucional

Quando dizemos que a Pacheco’s é uma empresa familiar, não o dizemos em vão.

Irmãos Pereira Pacheco – a nossa primeira designação – nasceu há mais de 46 anos pela mão de dois irmãos que partilhavam em comum o gosto pela marcenaria. Atualmente, a empresa é também conduzida por 2 irmãos, mantendo-se o negócio nas mãos da segunda geração dos Pereira Pacheco.

Mas, a família Pacheco’s vai mais além. Temos tios e sobrinhos, genros e sogros e até marido e mulher. Descubra os laços que unem muitos dos nossos colaboradores.

Irmãos

Carlos (à esquerda), Jaime (ao meio) e Fernando (à direita) têm uma particularidade muito engraçada: começaram a trabalhar na Pacheco’s os 3 no mesmo dia. Vieram referenciados por um sobrinho, do nosso departamento de desenho técnico, que lhes deu boas referências da empresa.

Todos afirmam gostar de trabalhar aqui, do bom espírito que se vive e das agradáveis condições de trabalho.

Apesar do laço que os une, levam o trabalho tão a sério que só se conseguem ver e conversar um pouco quando param para almoçar.

Tios e Sobrinho

No seguimento da história contada acima, juntamos o Joel (em segundo da esquerda para a direita) a este quadro fotográfico, ele que é o responsável pela vinda dos tios. Na altura com 4 anos de casa, convencê-los não foi difícil, pois a sua satisfação de trabalhar numa empresa de referência era bastante visível.

Apesar de não trabalharem todos juntos na mesma área, as suas funções complementam-se, estando o sobrinho Joel no início da conceção da peça e o tio Jaime na montagem final da mesma.

Tio e Sobrinho

Quem com eles trabalha diariamente nunca dirá que partilham um laço familiar. Enquanto o Zé Manel (à direita) é um ótimo contador de histórias e nos entretém a qualquer momento, o Davide (à esquerda) é tímido e sempre que pode foge das nossas câmaras.

O mais velho faz parte do grupo de trabalho da Pacheco’s há mais de 40 anos e foi ele quem deu uma mãozinha ao sobrinho. Cheio de boas referências, o Davide veio sem medo, sentindo-se sempre apoiado e protegido.

Com o passar dos anos, o Davide tomou o lugar do tio, fazendo com maquinaria mais evoluída o que o tio costumava fazer com equipamento ainda não tão moderno. Mas as bases, foi o tio quem lhas deu todas.

Ambos gostam de trabalhar na Pacheco’s e nós gostamos de ver duas gerações a crescerem juntas.

Irmãos

Quando falamos de família na Pacheco’s é sempre este conjunto de pessoas que vem à cabeça de toda a gente.

4 irmãos, divididos por várias partes da fábrica, um é o funcionário mais antigo no ativo, outro é o nosso responsável pela montagem. O certo é que nenhum deles passa despercebido.

O José (à direita) é o mais velho e foi o primeiro a ingressar na empresa. Depois disso, foram vindo por ordem à medida que acabavam a escola. Quando cá chegou, a empresa estava ainda a começar e não tinha ainda uma mão cheia de empregados.

Todos estão cá há perto de 40 ou mais anos e foram crescendo juntos uns com os outros e com a própria fábrica.

Apesar de agora nem todos desempenharem tarefas na mesma secção, já houve uma altura em que trabalhavam próximos e o espírito familiar (e até galhofeiro) fazia-se sentir.

Partilhando tanto em comum, às vezes torna-se inevitável falaram de trabalho nos convívios de família.

Irmãos

Basta uma pequena troca de palavras com o Fernando (à esquerda) e o Reinaldo (à direita) para perceber que são irmãos. Sobretudo porque essa troca de palavras terá pouco retorno do outro lado.

Primeiro veio o Reinaldo, funcionário Pacheco’s há mais de 41 anos, e depois trouxe o irmão. Além das boas referências que deu ao irmão, a fábrica era perto de casa, tudo ótimas condições para um bom emprego. Aliás, este foi o único emprego que ambos tiveram.

Apesar de não se verem durante o horário de trabalho, pois trabalham em secções distantes, tentam almoçar juntos para pôr a conversa em dia, tentando sempre não mencionar o trabalho.

Sogro e Genro

O Luís (à esquerda) já é da casa há mais de 40 anos. Sogro do Bruno (à direita), ajudou a que ele viesse para a Pacheco’s, tendo-lhe garantido que podia vir em segurança, pois iria encontrar uma boa empresa para trabalhar.

Ambos gostam de trabalhar aqui. E apesar de agora estarem em diferentes fases do processo de produção de uma peça, houve uma altura em que trabalharam juntos.

O facto de o Luís ser da casa há muito tempo dá ao Bruno uma segurança que de outra forma não seria possível.

Marido e Mulher

Esta é uma família que a Pacheco’s viu nascer e que há pouco tempo deu frutos.

Apesar de terem postos de trabalho em pontas opostas da empresa, os projetos em conjunto, que impunham a colaboração de ambos, deu lugar a um projeto de vida.

Mas desengane-se quem acha que foi amor à primeira vista. Ambos já trabalhavam na Pacheco’s há mais de 10 anos quando surgiu o dia em que se olharam de forma diferente.

São uma equipa dentro e fora da empresa.

Sobrinhos e Tio

Se estes dois irmãos, que já falamos acima, são empregados dedicados há quase 40 anos, o seu sobrinho não lhes fica atrás.

Colaborador Pacheco’s há quase 20 anos, o Pedro (ao centro) é o nosso responsável pela secção dos acabamentos e trabalha de perto com o seu tio Carlos (à esquerda), o nosso responsável pela secção da montagem.

E foi o tio Carlos que viu nele potencial e o desafiou a fazer parte da nossa equipa. Aliciado pelas boas condições de trabalho e pela oportunidade de progressão, o Pedro não teve muitas dúvidas em abraçar este projeto (que lhe saiu melhor do que esperava, como já lhe contamos acima).

Foi o tio que lhe ensinou muito do que sabe e que sempre acreditou nas suas qualidades. Pelo facto de partilharem um laço familiar, por vezes nem precisam de falar para dar seguimento às tarefas.

Apesar de estes serem laços familiares reais, os nossos colaboradores sentem-se em família mesmo com aqueles que não são do seu sangue. O convívio diário faz com que todos partilhemos momentos de felicidade e outros até menos felizes, altos e baixos pelos quais todas as famílias passam.

Feliz Dia da Família!


Banner de Download dos Catálogos da Pacheco's

Se gostou do artigo que leu e gostava de ver mais inspirações desenhadas por nós, preencha o seguinte formulário para consultar a nossa área de Catálogos com dezenas de modelos de várias peças e inspirações modernas.

    É cliente profissional?
    NãoSim

    Quer ser contactado/a pelo nosso Departamento Comercial? NãoSim

    Este site está protegido pelo reCAPTCHA e são aplicados os Termos e Condições e a Política de Privacidade da Google.