Blog

Escolher a Mesa de Jantar [5 Dicas Essenciais]

Mesa de Jantar com Tampo em Vidro e com 6 Cadeiras em Bege ao seu Redor

Numa Sala de Jantar (ou cozinha), a Mesa de Jantar é uma das principais peças. Além de ser o local onde vai comer diariamente com a sua família, é também um espaço de convívio com amigos ou com a família mais alargada. Por isso é importante que a escolha desta peça de mobiliário seja bem pensada.

A Mesa é colocada, geralmente, na cozinha ou Sala de Jantar e a sua escolha vai influenciar a restante decoração. Por esse motivo, muitos clientes nos perguntam que modelo usar, quais os tamanhos recomendados, qual o melhor estilo, entre outros. Por isso, preparamos este artigo com 5 dicas essenciais para o ajudar quando chegar o momento de adquirir uma nova Mesa.

1 – Meça o espaço disponível

Esta primeira dica é muito importante para uma escolha acertada da Mesa de Jantar. Ao medir o seu espaço vai ter uma noção concreta de quanto pode ocupar com esta peça. Tenha sempre em atenção a área de circulação que tem que existir à volta da Mesa e também atrás das Cadeiras. Para uma pessoa se sentar e levantar confortavelmente, necessita de pelo menos 90 cm. Garanta, então, que a parede/móvel mais próximo da Mesa está a essa distância ou superior, sendo o ideal 120 cm.

2 – Escolha o formato da Mesa

O formato da Mesa vai ter um grande impacto na sua Sala de Jantar ou cozinha. Agora que já tem as medidas do espaço, reflita sobre o melhor formato.

O mais comum é o retangular, que funciona muito bem caso o espaço também seja retangular. Caso o espaço seja pequeno, é necessário repensar se a mesa retangular fica bem sem comprometer a circulação à volta.

O formato redondo é ideal para espaço mais reduzidos. É mais aconchegante, tornando o ambiente mais minimalista. Neste formato de mesa recomendamos que utilize até um máximo de 6 Cadeiras, caso contrário o centro da mesa vai ficar muito distante de cada pessoa.

Também existe o formato quadrado, que caso opte por uma Mesa de 8 lugares, vai necessitar de um espaço bastante generoso. Algo que pode fazer com este tipo de formato é encostar a uma parede ou à ilha da sua cozinha, poupando algum espaço.

Por último, tem também a opção pelo formato oval, menos comum. É semelhante à Mesa Retangular, mas com as pontas mais arredondadas. Além disso, é um formato mais seguro, uma vez que não apresenta vértices onde pode bater sem querer. Tal como nas Mesas Redondas, as mesas ovais são ideias para adicionar uma Cadeira extra.

Dentro de todos estes formatos e dependendo dos modelos, pode ainda escolher um modelo Extensível. Esta opção é perfeita para quem gosta de receber convidados com frequência, pois permite poupar espaço no dia-a-dia e estar pronto para estas ocasiões mais festivas.

  • Mesa de Jantar com Tampo em Mármore e Cadeiras Estofadas
  • Mesa de Jantar Retangular em Madeira e 6 Cadeiras Estofadas em Bege com Pés em MAdeira
  • Mesa de Jantar Redonda com Talheres e Quatros Cadeiras Estofadas em Castanho
  • Mesa de Jantar Retnagular Extensível e 6 Cadeiras Estofadas em Castanho Branco
  • Mesa de Jantar com Tampo em Vidro e Cadeiras de Jantar

3 – Dimensões recomendadas

Este ponto é muito importante para o conforto das suas refeições. É importante escolher um tamanho confortável para o número de pessoas que pretende ter à Mesa.

Seja realista no tamanho da Mesa. Não escolha Mesas de grandes dimensões se depois raramente vai receber convidados ou se a sua família é pequena. Um dos exemplos mais comuns é em apartamentos, onde tendencialmente o espaço é reduzido para mobiliário, ter de optar por uma Mesa mais pequena mas, ainda assim, sem pôr em causa do conforto.

É importante ter em consideração o espaço entre cada pessoa. Alguém sentado ocupa cerca de 60 a 65 cm na Mesa. À volta da Mesa deverá deixar um espaço de pelo menos 90 cm para que as pessoas se possam sentar e levantar de forma confortável e sem incomodar os restantes.

Importante referir ainda que as Mesas de Jantar devem ter uma altura do chão até ao tampo de, pelo menos, 75 cm, para quando se sentar na Cadeira, a mesa ficar a uma altura confortável para desfrutar da refeição.

De seguida apresentamos uma tabela com alguns tamanhos recomendados para Mesas de 4, 6, 8 ou 10 lugares.

Dimensões recomendadas para uma Mesa de Jantar

4 – Estilo e Materiais

Agora que já sabe as dimensões possíveis para a sua Mesa de Jantar e o formato que mais se adequa, é o momento de escolher o estilo e os materiais que ela vai ter. Existem dezenas de estilos que pode escolher como o nórdico, clássico, italiano, vintage, entre tantos outros.

O importante nesta fase é ter em consideração o restante espaço da sua cozinha e/ou Sala de Jantar. Verifique os tons e materiais que utiliza nas suas paredes, candeeiros, restantes peças de mobiliário, pequenos artigos de decoração, entre outros, para utilizar materiais na Mesa que “comuniquem” com o restante espaço.

Imagine o seguinte cenário: o espaço e objetos decorativos são todos muito retilíneos, sem curvas. Talvez o melhor seja optar por uma Mesa Retangular ao invés de uma oval, pois a primeira vai combinar melhor com o restante espaço. Outro exemplo é se o espaço for muito minimalista, deverá optar por uma Mesa de Jantar com uma estrutura e tampo de pouca complexidade.

No modelo da Mesa tenha também em atenção aos pés ou base. Lembre-se que quando uma pessoa está sentada, pode querer esticar um pouco as pernas. Se a base estiver diretamente por baixo da pessoa pode ser um pouco desconfortável.

Abaixo encontra alguns dos materiais que utilizamos para produzir as nossas Mesas de Jantar.

5 – As Cadeiras

Com a Mesa de Jantar escolhida, as Cadeiras que a acompanham vão influenciar muito o conforto, afinal de contas será onde as pessoas se vão sentar.

Como referido anteriormente, a Mesa de Jantar tem que ter pelo menos 75 cm de altura, enquanto entre o chão e o assento da Cadeira deverá existir, pelo menos, 40 cm de altura para garantir que quando a pessoa está sentada, as pernas estão numa posição confortável sem bater no tampo da Mesa.

Outra dica importante está relacionada com a proporção de tamanhos. Se comprar uma Mesa de Jantar pequena, terá que ter isso em consideração na escolha das Cadeiras para que estas não sejam gigantes em comparação à Mesa. O mesmo se aplica ao contrário.

Outro detalhe importante são as Cadeiras com braços, que ficam muito elegantes nos ambientes, mas podem representar problemas na hora de comer. Meça corretamente a Cadeira, a sua altura e os braços para que quando uma pessoa tiver a comer, os braços não estejam sempre a bater no tampo da Mesa, criando desconforto.

Caso opte por uma mesa oval ou retangular, as Cadeiras da cabeceira não têm que ser iguais às outras. As diferenças podem estar na cor, no padrão, no formato, ter ou não braços, são várias as opções. Pode, por exemplo, usar Cadeiras mais volumosas na cabeceira, já que representa o início e o fim da Mesa.


Banner de Download dos Catálogos da Pacheco's

Se gostou do artigo que leu e gostava de ver mais inspirações desenhadas por nós, preencha o seguinte formulário para consultar a nossa área de Catálogos com dezenas de modelos de várias peças e inspirações modernas.

    É cliente profissional?
    NãoSim

    Quer ser contactado/a pelo nosso Departamento Comercial? NãoSim

    Este site está protegido pelo reCAPTCHA e são aplicados os Termos e Condições e a Política de Privacidade da Google.