Já pensou na utilidade de uma Mesa de Apoio? Já se questionou se esta peça devia fazer parte da sua decoração? Gostava de ter uma em sua casa, mas não sabe como a conjugar com os restantes móveis. Neste artigo contamos-lhe tudo sobre Mesas de Apoio.
Em primeiro lugar, sabia que as Mesas de Apoio podem ver muito versáteis? Geralmente é uma peça que associámos à Sala de Estar, mas pode ser usada no Quarto, em substituição de uma Mesa de Cabeceira, ou no Escritório, como funcionalidade extra.
Apesar do seu nome, as Mesas de Apoio têm mais valências do que serem apenas uma superfície onde podemos colocar objetos.
Porque preciso de uma Mesa de Apoio?
Apesar de parecer uma das peças mais banais do role do mobiliário, a verdade é que a Mesa de Apoio peça é extremamente versátil e pode ser muito útil pelos seguintes motivos:
- Arrumação extra, pois oferece mais uma superfície para acomodar diferentes objetos do dia-a-dia e tê-los sempre a jeito;
- Além da sua funcionalidade, a Mesa de Apoio funciona também como peça decorativo, podendo ser um elemento de destaque na divisão;
- Pode ser a peça que falta na sua divisão para dar harmonia à decoração geral, ocupando em espaço vazio ou trazendo cor à mesma;
- Como já referido acima, esta peça prima pela versatilidade. É um elemento que pode ser mudado de divisão com muita facilidade, encaixando bem em qualquer local.
Que forma e estilo devo escolher?
Avalie o espaço em que a Mesa de Apoio vai ser colocada. Os formatos mais comuns são o redondo e o quadrado e na Pacheco’s dispomos de ambos. As redondas são uma melhor opção quando falamos de espaços mais pequenos ou de passagem e para quem tem crianças, devido à ausência de esquinas. Além disso, pela sua forma, ajudam a equilibrar melhor a divisão.
Já as Mesas com tampo quadrado são ideais para pousar candeeiros e são uma escolha mais ousada.
Relativamente ao estilo, dispomos de vários materiais e acabamentos que pode personalizar e criar a Mesa de Apoio que melhor combina com a restante decoração da sua casa. Se prefere linhas simples, a Mesa de Apoio Kyara XLUX pode ser uma ótima opção; contudo, se procura uma peça mais moderna, a Mesa de Apoio Daris é a escolha a ter em conta.
Se o seu propósito é criar uma divisão minimalista, a Mesa de Apoio pode ser a peça mais arrojada do espaço, para criar um contraste com a restante decoração.
No que respeita ao material, a madeira é uma boa opção, sobretudo pela sua facilidade de limpeza. Além disso, dá um aspeto muito aconchegante ao ambiente.
Para que o móvel dure muitos anos, aposte num produto de qualidade e com um design atemporal, para não passe de moda.
Por fim, não se esqueça também de pensar no seu gosto pessoal e escolher algo que combine consigo.
Que tamanho deve ter a minha Mesa de Apoio?
A escolha do tamanho é muito importante para o equilíbrio visual da divisão. Garanta que a Mesa de Apoio escolhida cabe no espaço a ela reservado e que cumpre o seu propósito. Quando falamos em tamanho, falamos em altura e profundidade, certificando-se assim de que a peça é proporcional aos restantes móveis do espaço.
Se o objetivo for colocar a Mesa de Apoio perto do sofá, esta deve ficar a uma altura semelhante à do braço, para que seja fácil aceder-lhe. Geralmente, o braço do sofá está a 60 a 80 centímetros, pelo que a Mesa de Apoio deve ser 2 a 7 centímetros mais baixa.
O tamanho da sua Mesa de Apoio vai depender também do seu propósito. Caso o objetivo seja dispor livros, o tampo deve ter pelo menos 55 centímetros de largura.
Se tenho uma Mesa de Centro preciso de uma Mesa de Apoio?
Sim! Uma peça não substitui a outra, são sim complementares. Se gosta de decorações impactantes, ter uma Mesa de Centro e uma Mesa de Apoio é sucesso garantido para uma estética forte.
Se optar por ter ambas as peças, escolha-as de materiais e/ou tons diferentes, mas que harmonizem entre si, para dar mais leveza ao ambiente.
Porém, se quiser ter apenas uma delas, num espaço pequeno e com pouca área de circulação, a Mesa de Apoio é a opção mais sensata.
Mesa de Apoio: um bom complemento à arrumação
Algumas Mesas de Apoio possuem opções de arrumação mais completas, como gavetas ou prateleiras.
A nossa Mesa de Apoio Soho tem como que dois tampos, um inferior e um superior, permitindo-lhe ter por perto objetos de que necessita com maior frequência, mantendo os restantes também por perto, mas arrumados de forma discreta e organizada.
Mesa de Apoio: a sua melhor amiga para receber visitas
A Mesa de Apoio torna-se muito útil em situações em que recebemos a família ou amigos e queremos servir-lhe alguns snacks para petiscarem.
Agora que já sabe tudo sobre Mesas de Apoio, chegou a parte mais fácil: escolher aquela que melhor se adequa a si. Lembre-se, meça o espaço onde a pretende colocar, pense no estilo geral da sua decoração, no material que prefere e na forma mais conveniente. Se precisar de informações adicionais, pode contar com a nossa ajuda.
Se gostou do artigo que leu e gostava de ver mais inspirações desenhadas por nós, preencha o seguinte formulário para consultar a nossa área de Catálogos com dezenas de modelos de várias peças e inspirações modernas.